O que é normal fica, a inovação não tem fim.
A busca da perfeição é contínua e provavelmente nunca acabará, mas ao longo da nossa trajetória a Yamaha introduziu uma série de inovações que se tornaram padrões da indústria, oferecendo desempenho e familiaridade que os operadores mais exigentes continuam a exigir. Por definição, os “padrões” são melhor guardados como estão. Com aperfeiçoamentos evolutivos, é claro.
As mesas de mistura digitais da Série CL da Yamaha representam um novo nível de aperfeiçoamento. Proporcionam uma experiência inovadora numa mistura acessível, a que se alia a pureza sonora e a capacidade de os engenheiros de som adaptarem a sonoridade às necessidades, proporcionando-lhes assim uma liberdade criativa e imaginativa sem precedentes. A Série CL incorpora as principais normas do som ao vivo, na sua forma mais avançada e mais expressiva.
QL Series
Tal como o nome indica, os «bastidores virtuais» das mesas de mistura da Série CL permitem-lhe combinar os processadores de sinal de que necessita para a sua aplicação num local facilmente acessível, à semelhança do que acontece com os tradicionais bastidores analógicos externos. O novo Bastidor da Série CL, de qualidade superior, consegue acomodar até oito instâncias dos seis efeitos EQ expressivos e de dinâmica previstos, incluindo o equalizador Portico 5033, da Rupert Neve Designs, e o compressor/limitador Portico 5043. A possibilidade de utilizar alguns dos efeitos de estúdio mais reputados nas misturas ao vivo, pode ajudá-lo a produzir uma qualidade sonora sem precedentes, em qualquer tipo de evento.
Uma mesa de mistura para reforço do som, verdadeiramente útil, é aquela que consegue acompanhar os requisitos de cinco aplicações sonoras, em mutação rápida e constante. É essencial um funcionamento eficiente e intuitivo. O aclamado conceito Centralogic da Yamaha é o núcleo de uma requintada interface de utilizador, que proporciona um novo nível de eficiência operacional sem precedentes, na Série CL, desde o feedback visual até à forma e sensação dos faders e controlos. As mesas de mistura da Série CL estão também preparadas para controlo remoto, direto e integrado, e para edição offline, via um iPad® da Apple ou através de outro computador. O controlo é familiar e intuitivo, enquanto, ao mesmo tempo, proporciona grande liberdade de ação.
As mesas de mistura da Série CL proporcionam duas soluções para gravações ao vivo: a prática gravação em 2 pistas diretamente para a memória USB, e a gravação multipista, de alto desempenho, para uma estação de trabalho áudio digital, via Dante™. Quer se trate de um simples carregamento através da rede, de um lançamento comercial, ou apenas de material a ser utilizado para uma verificação virtual do som no dia seguinte, tem em seu poder a capacidade total de gravação de que necessita.
Qualidade sonora
Tal como o nome indica, os «bastidores virtuais» das mesas de mistura da Série CL permitem-lhe combinar os processadores de sinal de que necessita para a sua aplicação num local facilmente acessível, à semelhança do que acontece com os tradicionais bastidores analógicos externos. O novo Bastidor da Série CL, de qualidade superior, consegue acomodar até oito instâncias dos seis efeitos EQ expressivos e de dinâmica previstos, incluindo o equalizador Portico 5033, da Rupert Neve Designs, e o compressor/limitador Portico 5043. A possibilidade de utilizar alguns dos efeitos de estúdio mais reputados nas misturas ao vivo, pode ajudá-lo a produzir uma qualidade sonora sem precedentes, em qualquer tipo de evento.
Criar a Plataforma de Som Natural Ideal
O impacto total da tecnologia áudio digital mais avançada disponível foi aplicado através da Série CL completa, a fim de proporcionar um som natural, capaz de constituir o fundamento perfeito para a imaginação de qualquer artista ou engenheiro. Mas este tipo de qualidade sonora não pode tornar-se realidade apenas através de especificações. As avaliações auditivas e os sucessivos aperfeiçoamentos, em que participam alguns dos «ouvidos» mais fiáveis e das mentes mais respeitadas, constituem uma parte indispensável do processo. As mesas de mistura digitais da Série CL são a prova de que o tempo e o esforço envolvidos foram bem aplicados.
O Som está nos Detalhes
O desafio começa logo a partir da mesa de mistura. Para poder alcançar o nível de qualidade sonora pretendido, há que selecionar e desenhar com o máximo cuidado os componentes individuais, a fonte de alimentação, a ligação à terra, o layout do circuito, a construção mecânica e um número incontável de outros pormenores das fases de entrada iniciais. A avaliação áudio constitui também uma parte importante do processo de desenvolvimento, logo desde esta primeira fase. Substituir um único componente eletrónico poderá alterar o som de uma forma inexplicável e as mais ínfimas variações devem ser notadas e avaliadas como processos de desenvolvimento. Foram também tomadas medidas extremas para maximizar o desempenho da conversão AD e DA, desde a realização de análises espectrais detalhadas do relógio principal AD/DA, até à regulação do sinal do relógio FPGA de routing, para conseguir obter um som musical o mais natural possível. Outra parte crítica de qualquer sistema áudio é a fonte de alimentação. É claro que a potência é um fator importante, mas o tipo dos condensadores utilizados também o é, além de que a ligação à terra deve ser efetuada de modo a assegurar uma impedância o mais baixa possível. O som resultante será uma representação eminentemente natural do sinal de entrada, constituindo uma boa base para o processamento e os efeitos que irão levar até ao som final, esmerado.
Qualidade Prodigiosa e Potencial Criativo
Ao criar um som o melhor possível para os mais diversos eventos e os mais variados requisitos dos artistas, os engenheiros de som têm de aplicar toda a sua experiência e imaginação para tomarem uma série de decisões que envolvem prática e criatividade. A principal ferramenta destes engenheiros de som é a mesa de mistura, que deverá poder reunir todas essas características. É claro que o objetivo final é a qualidade sonora, e esta é apenas uma das áreas em que as mesas de mistura da Série CL atingem a excelência. Dispõem também de alguma da tecnologia mais avançada de circuitos analógicos disponível no mercado, que se alia ao seu caráter sem precedentes para moldar o som consoante as necessidades, sem nunca perder a mais elevada qualidade sonora.
Revolucionário Mixer Automático Dan Dugan embutido
Pode encontrar uma variedade de características no seu sistema, mas se as mesmas não forem eficazmente integradas num sistema operativo que lhe forneça um acesso rápido perdem o seu valor acrescentado. O design dos faders e controladores da série QL abrange igualmente um cuidado especial dedicado às formas e materiais empregues. A boa visibilidade dos mostradores de nomes de canais, e as suas cores, trazem simplicidade e eficiência à utilização geral do sistema. O interface é uma ligação vital entre a mesa de mistura e o engenheiro por isso merece todo o nosso cuidado e atenção.
Um Sistema Simples em Cascata
Os switches de portas internas permitem que os consoles CL sejam facilmente configurados para configurações de rede em cascata ou estrela. Neste exemplo, o console na posição FOH está diretamente conectado ao rack de I/O ao lado do palco. A rede é autoconfigurada. Claro que o aplicativo de iPad CL StageMix pode ser usado mesmo em sistemas simples como este, e a placa de som virtual Dante pode ser usada para habilitar a gravação multipista em uma DAW, como Nuendo da Steinberg.
Uma Rede em Estrela Flexível e Redundante
As topologias em estrela podem ser configuradas com switches de rede gigabit. Nesta configuração, as conexões redundantes para cada dispositivo na rede garantem que um mau funcionamento em um cabo ou dispositivo de rede não perturbe todo o sistema. O recurso Gain Compensation permite que vários consoles controlem o ganho analógico para um único rack de I/O, para uma integração perfeita da operação com o FOH e o monitor. Vários computadores também podem ser usados para gravação ao vivo.
* O firmware CL V1.5 ou posterior é necessário para o controle de ganho analógico do Ri8-D.
Integração com NEXO NXAMP
Instale o NXDT104 Dante Network Card em um amplificador NEXO NXAMP e torna-se possível a comunicação direta com os consoles da série CL. Além da transmissão de áudio básica através da rede Dante, o patching do NXAMP pode ser controlado a partir da tela touch do console CL. Você tem a rede Dante desde a entrada até a saída, e com isso obtém uma operabilidade geral significativamente melhorada.
* O firmware CL V1.5 ou posterior é necessário para o controle de ganho analógico do Ri8-D e patching do NXAMP.
Som ao Vivo e Capacidade de Produção
Som ao Vivo e Capacidade de Produção
* O firmware CL V1.5 ou posterior é necessário para o controle de ganho analógico do Ri8-D.
Exemplos de sistema: transmissão
As aplicações exigem uma grande quantidade de equipamentos usados em termos de recursos, adaptabilidade, som e confiabilidade.
Um RMio64-D é usado para fornecer um feed MADI para uma Unidade Móvel.
O sistema de som ao vivo inclui um console CL na FoH e um console QL ao lado do palco. Além de fornecer a mixagem de monitoramento, o recurso Port to Port do console QL do lado do palco permite que ele funcione como um I/O rack com capacidades comparáveis a uma unidade da série R, reduzindo assim o tamanho geral e a complexidade do sistema.
O RMio64-D converte o sinal Dante do sistema para MADI para transmissão para a UM fora do local. A conversão da taxa de amostragem incorporada no RMio64-D resolve efetivamente os problemas de sincronização de word clock.
Um console CL ou QL versão 3.0 ou acima em um sistema de monitoramento surround
As conexões para os monitores surround e ao cue dedicado são feitas através dos conectores OMNI OUT do console ou a partir de um slot de expansão Mini-YGDAI.
As fontes surround externas podem ser enviadas ao console através de um slot de expansão Mini-YGDAI para que as fontes possam ser trocadas e monitoradas através do console. Os sinais surround também podem ser enviados a um medidor surround externo através de um slot Mini-YGDAI.
Especificações
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